quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo

 Regulamento para 2013/14
 
Estes foram os vencedores de 2012/13 (ver texto).
Da esquerda para a direita: Rita Fonseca, Tiago Monteiro,
António José Farinhas e Carla Capelas.
 
       Rita Fonseca e Tiago Monteiro foram em 2012/13 os vencedores do Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo, respetivamente nas modalidades de crónica e fotografia. Nas mesmas modalidades António José Farinhas e Carla Capelas foram as menções honrosas. Aqui fica o Regulamento para as duas modalidades em 2013/14, último ano de vigência do Prémio.
 
1.OBJETIVO DO PRÉMIO

O Prémio EXPRESSÃO / RIO VIVO surge no Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda (AEAAG) com o propósito de interessar os jovens pelo mundo do jornalismo e pela intervenção nos meios de comunicação social. É este também um dos objetivos do Clube EXPRESSÃO e do Blogue com o mesmo nome. Este desígnio da intervenção juvenil liga-se também a uma bandeira importante nos dias de hoje: a sustentabilidade do nosso mundo e do nosso estilo de vida.

Aliando os dois temas foi possível associar a este Prémio a Associação Rio Vivo, com sede em S. Pedro do Rio Seco (Almeida), que, na sua Declaração de Princípios, afirma querer contribuir para combater o despovoamento do interior, em luta por novos modos de vida mais sustentáveis e menos ancorados no consumo e no desperdício de recursos naturais. Esta Associação patrocina assim 50% do Prémio EXPRESSÃO Rio Vivo, durante 4 anos letivos: de 2010/11 a 2013/14, sendo os restantes 50% assegurados pela escola.

Assim, o Prémio pretende levar os jovens a produzir texto e fotografia que aliem a sua vontade de intervenção e a procura de um mundo mais justo e sustentável.

De referir ainda que este Concurso surge na senda do Prémio Riacho, um concurso que, a partir da iniciativa do EXPRESSÃO e de antigos alunos da escola e com o patrocínio da MARKTEST, levou, de 1997 a 2010, à participação de centenas de alunos num concurso que tinha como objetivo fomentar a intervenção juvenil através da elaboração de textos de reflexão e de ficção literária.

 

2.CONCORRENTES

Podem concorrer a este Prémio todos os alunos do 3º Ciclo ou do Ensino Secundário que frequentem o Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.

 

3. MODALIDADES, TEMAS E FORMATOS

O Prémio desenvolve-se em duas modalidades:

3.1.fotografia;     3.2.crónica / texto de opinião.

Na modalidade de fotografia cada concorrente deve apresentar 4 fotografias sobre o mesmo tema, este ano centradas nos espaços da Escola Secundária Afonso de Albuquerque (exterior ou interior) ou do Parque da Saúde da Guarda, podendo este tema ser livre ou ligado à sustentabilidade /ecologia /ambiente. As fotografias são apreciadas em conjunto, sendo critérios de apreciação a força da sua mensagem e a qualidade técnica e artística.

Na modalidade de crónica / texto de opinião cada concorrente deve apresentar um texto entre 400 e 600 palavras, podendo este tema ser livre ou ligado à sustentabilidade /ecologia /ambiente. O texto é apreciado pela sua mensagem, pela profundidade e originalidade da abordagem, pela correção linguística e pela qualidade literária.

Um dos dois primeiros prémios terá de ser atribuído a um trabalho relacionado com o tema da sustentabilidade /ecologia /ambiente.

 

4. MODO E PRAZO DE ENTREGA

O prazo de inscrição e de entrega dos materiais em cada modalidade decorre entre 20 de janeiro e 21 de março de 2014.

Quanto às 4 fotografias, elas são de formato livre, devem ser entregues em suporte digital (formato CD) no Centro de Recursos (CR). Simultaneamente deve ser preenchida no CR a Ficha de Inscrição em papel. As fotografias serão designadas pelo pseudónimo escolhido na Ficha de Inscrição, seguido dos números 1, 2, 3 e 4. Não serão aceites fotografias em qualquer outro suporte. A inscrição apenas fica confirmada depois de o concorrente receber a resposta por e-mail do coordenador do boletim EXPRESSÃO.

Quanto à crónica / texto de opinião, ela deve ter entre 400 e 600 palavras (o título, se ele existir, não conta para este número) e deve ser enviado também em suporte digital (Ficheiro Word) para o endereço de e-mail blogueexpressao@gmail.com, devendo a Ficha de Inscrição ser preenchida no Centro de Recursos. No ficheiro do texto deve aparecer no final o pseudónimo escolhido pelo concorrente e indicado na Ficha de Inscrição. Não serão aceites textos em suporte que não seja o digital. A inscrição ficará confirmada logo que cada concorrente receba essa confirmação pelo coordenador do Clube EXPRESSÃO.

Cada aluno da ESAAG pode concorrer com dois trabalhos (duas crónicas /textos de opinião, dois conjuntos de fotografias ou um conjunto de fotografias + uma crónica /texto de opinião), devendo no entanto em cada um indicar um pseudónimo diferente.

5.CONSTITUIÇÃO DO JÚRI
     O júri do Prémio EXPRESSÃO / Rio Vivo será constituído por um elemento designado pela Associação de Pais da ESAAG, dois professores designados pelo presidente da CAP do Agrupamento (um para a modalidade de fotografia e outro para a modalidade de crónica) e uma personalidade convidada ligada à cidade ou à região. Os três elementos do júri elegerão entre si o Presidente, que coordenará os respetivos trabalhos e que terá voto de qualidade em caso de empate. No final dos trabalhos do júri será redigida pelo mesmo uma ata que fundamentará as decisões tomadas.
6.VALOR DOS PRÉMIOS
Os Prémios a atribuir serão os seguintes: 6.1.Modalidade de Fotografia: 1º classificado: 200 Euros; Menção Honrosa: 50 Euros.    6.2.Modalidade de Crónica / Texto de opinião: 1º Classificado: 200 Euros; Menção Honrosa: 50 Euros.  Um dos primeiros classificados terá de ser obrigatoriamente um concorrente que tenha tratado o tema ligado à sustentabilidade e meio ambiente. Como acima aparece referido, 50% do total de Prémios é da responsabilidade da Associação Rio Vivo, sendo o restante da responsabilidade do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.
     7.A divulgação dos resultados será feita simultaneamente no site da Escola e no Blogue EXPRESSÃO durante o mês de maio de 2014. 
8.DISPOSIÇÕES FINAIS
Qualquer dúvida colocada sobre a interpretação e aplicação do presente Regulamento será resolvida pelo coordenador do  Clube EXPRESSÃO, depois de consultado o Presidente da CAP do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque.
 
 

 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.