quarta-feira, 8 de março de 2017

PERFIL DOS ALUNOS - 9 Algumas conclusões sobre o PERFIL, algumas preocupações dos professores



Mesmo sem conhecer as conclusões do Conselho Pedagógico de hoje, a discussão na ESAAG sobre o PERFIL DOS ALUNOS permite algumas reflexões que as conversas entre professores vão revelando.
Em primeiro lugar o documento agora em análise pública constrói a imagem de um aluno ideal e utópico, em que o conhecimento científico, as artes, as tecnologias, a comunicação jogam em conjunto para formar o puzzle de um homem capaz de enfrentar os desafios do séc. XXI, um “homem completo”.
Em segundo lugar, embora não haja áreas disciplinares privilegiadas em protagonismo relativamente a outras, parece claro que são valorizadas no documento as áreas transversais e que podem realizar as aprendizagens através de trabalho de projeto. A aprendizagem por disciplinas deve libertar assim tempo para disciplinas do tipo da Área de Projeto. É esta uma das preocupações de muitos professores, inquietos com a estabilidade da profissão.
Para além disto, é estranho que a discussão do PERFIL se faça ao mesmo tempo que se prepara já a entrega de 25% do currículo às escolas (currículo flexível). Vamos já no caminho do PERFIL antes de o aprovar? É que o Perfil prevê que o desenvolvimento curricular nasça a partir dos princípios e valores aí formulados (ainda não aprovados).
Finalmente, um Perfil do aluno que se supõe avançado prevê evidentemente um Perfil de Escola novo, um novo perfil de professor, de encarregado de educação, de edifício escolar, etc. Passamos agora a essa discussão? Ou será que tudo aquilo que está no Perfil já estava nos documentos da atual estrutura curricular? Pelo menos subentendido, parece que sim.

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