quinta-feira, 20 de abril de 2017

OFICINA DE ESCRITA CRIATIVA Um conto tradicional de Carlos Gonçalves

Na sequência da participação de duas turmas do ensino secundário numa sessão de escrita criativa, promovida pelos professores de Português, os alunos foram desafiados a subverter um conto tradicional que tivessem na memória, adaptando-o à atualidade. Assim surgiu o texto que se segue, da autoria de Carlos Gonçalves (12º F).

Os Três Luchadores

Era uma vez uma família de três irmãos que habitavam uma colina. Eram três porquinhos mexicanos, Cabritinho, Leãozinho e Burrinho, que viviam numa casa sem condições. Decidiram então restaurar a casa e partiram em direção à cidade, onde iriam comprar os materiais necessários.
Ao chegarem à loja, depararam-se com a bela e velha Melania, uma loba. Começaram logo a discutir uns com os outros e decidiram que cada um construiria a sua própria casa. Burrinho construiu uma casa de vidro, Leãozinho construiu uma casa de lã e Cabritinho construiu um bunker subterrâneo.
Os três mexicanos viviam em paz, quando a loba Melania contou ao seu marido, o lobo Trump, a paixão que os três porquinhos tinham por ela. Trump, exaltado, decidiu fazer uma lei para expulsar os porcos da colina, mas, como estavam legais, não pode fazer nada. Então decidiu que ele próprio iria acabar com eles. Para destruir a casa de vidro de Burrinho, Trump pediu ao seu amigo russo Putin, umas tropas que invadiram a Crimeia para destruir a casa. Assim que as tropas chegaram, apenas se ouviram tiros e a casa veio abaixo. Burrinho foi viver com Leãozinho para a casa de lã, mas Trump já tinha preparado uma surpresa. Tinha ligado ao seu ídolo, o líder da Coreia do Norte, que lhe forneceu uma bomba atómica que largou em cima da casa de lã, que veio abaixo. Apesar da destruição, a lã absorveu o impacto e os dois mexicanos conseguiram escapar para o bunker do Cabritinho. Agora estavam a salvo, foi o que eles pensaram. Porém, o lobo Trump decidiu ser corajoso uma vez na vida e invadiu sozinho o bunker do Cabritinho, apesar da ideia que tinha ter desaparecido rapidamente quando viu um bando de morcegos vir na sua direção, obrigando-o a fugir. Cabritinho era nada mais nada menos que o Batman, era ali a sua caverna, onde guardava os seus belos carros e armas de combate ao crime. Trump estava tão assustado que até deixou cair a sua peruca loira e bem arranjada. O lobo Trump foi condenado pelo secretário da ONU, António Guterres, a indemnizar os três porquinhos mexicanos e a loba Melania acabou por casar com o segundo maior inimigo de Trump, o presidente mexicano Enrique Peña Nieto.
E viveram mais mexicanos para sempre.
Carlos Gonçalves, nº 7, 12º F

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.