quarta-feira, 17 de maio de 2017

EXPRESSÃO 25 ANOS (3) O 1º Prémio Nacional de Jornais Escolares

Joaquim Igreja mostra o Diploma do 1º prémio
Foi em 1993/94 que pela primeira vez o jornal EXPRESSÃO concorreu ao Concurso Nacional de Jornais Escolares do Público e da Fórum Estudante. E logo nesse ano ganhámos o primeiro prémio, ex-aequo com o jornal In’Pacto, da Escola Sec. da Maia. Foi a 21 de outubro de 1994, justamente na Maia, que fomos receber o prémio, que era de 500 contos em material informático (aproximadamente 2500 Euros hoje). No entanto como o prémio foi ex-aequo, ele foi repartido em partes iguais pelos dois jornais, tendo afinal o segundo prémio recebido mais do que nós (400 contos em material, hoje 2000 Euros aprox.). Ficou no entanto a honra de termos ganhado.
No jornal EXPRESSÃO, de novembro de 1994, duas páginas são dedicadas a esta entrega. A Susana Costa, a Cláudia Sebastião e a Ana Laura Alves, da equipa do EXPRESSÃO, relataram a cerimónia e referiram as palavras do coordenador, Joaquim Igreja, que na altura referiu que “este projeto só conseguiu impor-se ou ganhar alguma solidez por espírito de teimosia, por uma resistência à tentação de desistir após cada número, porque fazer reuniões sucessivas ao fim da tarde, marcar prazos apertados, fazer trabalhos jornalísticos para além da “redaçãozinha”, dominar a máquina difícil das vendas, são tarefas que exigem alguma formação específica e este grupo partiu para o jornal quase só pelo hábito e pelo gosto de ler jornais, muito boa vontade e o desejo de comunicar com a escola de outra maneira”.

Mais prémios viriam depois no mesmo concurso, um terceiro lugar e um primeiro para assuntos dedicados às temáticas digitais. Agora os jornais em papel perderam projeção nas escolas e o EXPRESSÃO largou também o formato de papel em junho de 2012. Na altura o jornal era composto e impresso na Casa Véritas. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.