sexta-feira, 11 de agosto de 2017

PERFIL DOS ALUNOS Homologado e publicado

  Depois do debate e discussão pública, o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória foi homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho. Constitui assim um “documento de referência para a organização de todo o sistema educativo e para o trabalho das escolas, contribuindo para a convergência e a articulação das decisões inerentes às várias dimensões do desenvolvimento curricular.”
Salientando que as questões “relacionadas com identidade e segurança, sustentabilidade, interculturalidade, inovação e criatividade estão, de facto, no cerne do debate atual”, o despacho refere o importante que é ter um Perfil orientador das políticas educativas e que corresponda aos desafios da sociedade contemporânea. Um desenvolvimento curricular harmonioso ganha assim com um documento como este.
O documento, que entrou em vigor a 27 de julho, estrutura-se em 1.Introdução, 2.Princípios, 3.Visão, 4.Valores, 5.Áreas de competências e 6.Implicações práticas. Os Princípios que orientam e dão sentido ao Perfil dos Alunos são a Base Humanista, o Saber, a Aprendizagem, a Inclusão, a Coerência e Flexibilidade, a Adaptabilidade e Ousadia. A Sustentabilidade e a Estabilidade. Os valores por que se deve reger a cultura de escola serão a responsabilidade e integridade, a excelência e a exigência, a curiosidade, reflexão e inovação, a cidadania e participação, a liberdade.
Cada uma das áreas de competências aparece depois concretizada em descritores operativos que ajudam a formalizar as aprendizagens.
O documento (ver link acima) serve já de base ao programa de desenvolvimento curricular flexível a desenvolver em projeto-piloto em 2017/18.

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