quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

FOI ÀS 18 HORAS José Manuel Monteiro apresentou livro sobre Nuno de Montemor





Há poucas horas José Manuel Monteiro, professor da ESAAG, lançou na BMEL o seu livro “Nuno de Montemor, alma brava, meiga” sobre a obra deste escritor guardense. Trata-se de uma obra da coleção Gentes da Guarda editada em conjunto pelas Câmaras Municipais da Guarda e do Sabugal e integra-se nas comemorações dos 50 anos da morte do escritor ocorrida em 1964.
Participaram na apresentação a vice-presidente da Câmara do Sabugal e o vereador da Cultura da Câmara da Guarda, que, perante o desafio de José Manuel Monteiro, aceitaram estudar a hipótese de editar algumas das obras de Nuno de Montemor. De cerca de 30 obras do autor, só uma, Maria Mim, tem uma edição recente da Câmara do Sabugal. Todas as outras estão há muitos anos esgotadas.

A obra hoje apresentada integra uma breve biografia de Nuno de Montemor (pseudónimo do Padre Joaquim Augusto Álvares de Almeida), a análise de algumas das suas obras (com destaque para Maria Mim, Coração de Barro e Amor de Deus e da Terra) e uma coletânea de textos. Para além da vertente de escritor, o padre Álvares de Almeida foi também o responsável nos anos 20 do século passado do Lactário Dr. Proença, obra de solidariedade social importante na época e que persiste ainda hoje. 

0 comentários :

Enviar um comentário

Os comentários anónimos serão rejeitados.