CONCURSOS - Regulamentos




PRÉMIO DE ENSAIO “JOSÉ SARAMAGO:
20 ANOS COM O PRÉMIO NOBEL
REGULAMENTO

1. No âmbito do Congresso Internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”, a realizar em Coimbra, de 8 a 10 de outubro, é instituído um prémio de ensaio literário, destinado a estudantes do ensino secundário português.
2. Podem candidatar-se ao prémio estudantes matriculados, no ano letivo de 2017-2018, em qualquer dos anos do ensino secundário e que frequentem escolas públicas, cooperativas ou privadas do sistema de ensino português.
3. Os ensaios terão obrigatoriamente forma escrita, deverão ser originais, redigidos em língua portuguesa e incidirão sobre qualquer aspeto de uma das obras de José Saramago que integram o programa de Português do ensino secundário: Memorial do Convento ou O Ano da Morte de Ricardo Reis.
4. Os ensaios a concurso serão compostos em formato A4 e não poderão exceder os 15 000 caracteres, com espaços incluídos.
5. Serão desclassificados os trabalhos que não sejam originais ou que excedam o limite fixado no número anterior.
6. Os ensaios a concurso serão enviados, por correio eletrónico, em versão digital, para: seccongressosaramago@gmail.com.
7. Os ensaios serão apresentados sob pseudónimo, devendo a mensagem de envio incluir dois anexos, ambos em formato PDF. Um deles corresponderá ao texto do ensaio, em cujo início estará inscrito o pseudónimo usado; no outro anexo estará atestada a verdadeira identidade do concorrente, mais a indicação do pseudónimo usado, do título do ensaio e da escola em que se encontra matriculado.
8. O prazo para envio dos ensaios decorrerá de 1 de abril a 30 de junho de 2018.
9. Serão atribuídos prémios aos três primeiros classificados. O concorrente classificado em primeiro lugar receberá, para além de um diploma certificando essa classificação, uma coleção das obras completas de José Saramago publicadas pela Porto Editora. O segundo e terceiro classificados receberão igualmente o diploma que atesta a respetiva classificação e 10 volumes das obras de José Saramago publicadas pela Porto Editora.
10. A Comissão Executiva do Congresso proporá um júri, a nomear pelo Diretor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, para avaliar os ensaios apresentados. Apenas o júri terá acesso aos ensaios a concurso, através da conta de correio eletrónico criada para o efeito, não cabendo recurso das suas decisões.
11. Qualquer situação não prevista neste regulamento ou qualquer dúvida na sua interpretação será resolvida pelo júri.
12. Qualquer esclarecimento adicional sobre o concurso pode ser solicitado em mensagem enviada para o endereço seccongressosaramago@gmail.com.
13. A entrega dos prémios destinados aos três primeiros classificados será feita no decorrer do Congresso Internacional “José Saramago: 20 anos com o Prémio Nobel”.
Coimbra, 22 de março de 2018,
A COMISSÃO EXECUTIVA